20 de maio de 2015

Marcopolo fortalece presença no Paraguai

Empresa brasileira vai fornecer cem carrocerias modelo Torino para operadores em programa de renovação de frota.

Ônibus da atual geração do Torino. Marcopolo vai comercializar cem unidades para diferentes operadores do Paraguai
Ônibus da atual geração do Torino. Marcopolo vai comercializar cem unidades para diferentes operadores do Paraguai.

A Marcopolo anunciou a venda de cem ônibus modelo Torino, da mais recente geração, para os transportes urbanos no Paraguai.
Os veículos fazem parte do programa de renovação de frota exigido pelo governo local e serão operados por diferentes empresas. Todos os chassis são Mercedes-Benz OF 1722 – Euro III. O Paraguai segue as normas internacionais mais antigas de restrição à poluição. O Brasil, desde 2012, segue os padrões Euro V, e países da Europa já estão na sexta fase do conjunto normativo.
Os ônibus terão ar-condicionado e serão configurados com duas ou três portas. Entre os operadores que vão receber o New Torino estão Transporte y Turismo Lambaré – TTL (línea 23 y 24), Panchito López (línea 29), Vanguardia S.A.C.I (línea 30), Mcal López SRL (línea 38), e La Chaqueña S.A.T.C (línea 5).
Em nota à imprensa, o diretor de operações comerciais da Marcopolo, Paulo Corso, diz que uma das metas da encarroçadora é aumentar ainda mais a participação no mercado paraguaio.
“Este é a primeira grande venda de ônibus urbanos para o Paraguai, realizada nos últimos anos. O país tem adquirido mais veículos e, no ano passado, foram mais de 80 unidades comercializadas, entre rodoviários e urbanos, como alguns ônibus Viaggio 1050, inclusive para aplicações severas, com trechos em estradas de terra” – disse.
Veículos são encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF 1722. Configuração é para 47 passageiros sentados.
Veículos são encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF 1722. Configuração é para 47 passageiros sentados.

De série, o ônibus possui sistema Multiplex, que informa em tempo real eventuais problemas na operação para correção rápida, painel do motorista com tela de funções LCD de 3,5 polegadas e luzes diurnas nos conjuntos óticos para maior segurança no tráfego.
Na nota, a Marcopolo destaca algumas características de configuração para os ônibus:
“Com capacidade para transportar 47 passageiros sentados, o Novo Torino possui maior largura interna, que garante amplo espaço para a circulação; iluminação interna em LEDs e poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou deficientes. As poltronas City são mais ergonômicas, com novos apoios de cabeça e decoração, e facilitam a movimentação dos passageiros. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio).”

Fonte: Ônibus Brasil